terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ihas de Calor


Ilhas de Calor

O que são as Ilhas de Calor?


Ilha de Calor é o fenômeno climático que ocorre principalmente nas grandes cidades, onde a temperatura média é mais elevada que nas zonas rurais próximas.
Um exemplo de ilha de calor brasileira é a cidade de São Paulo, como ela é uma cidade que concentra muito asfalto e concreto, acaba que concentra também muito calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média, também e bom lembrar que a umidade do ar também cai.
Isso ocorre por que em São Paulo temos pouca quantidade de áreas verdes, e alto índice de poluição atmosférica.

Por tanto ilhas de calor são negativas para o meio ambiente, pois intensificam o aquecimento global.
Nova York, uma das cidades que mais sofre com as Ilhas de Calor


Exemplo de cidades que são ilhas de calor:
São Paulo (Brasil)
Rio de Janeiro (Brasil)
Nova Iorque (EUA)
Cidade do México (México)
Pequim (China)
Nova Deli (Índia)


Como Ocorrem?

Materiais encontrados em grandes cidades como asfalto, concreto, etc. absorvem grandes quantidades de calor durante o dia e liberam esta energia durante a noite o que matem um clima quente tanto de dia, quanto a noite.

Outro problema que intensifica as Ilhas de Calor são os raios solares que deveriam ser refletidos de volta para o Espaço, só que com o efeito estufa a saída destes raios pela atmosfera não acontecem na grande maioria das vezes, o que faz com que os raios voltem em direção ao solo o que aumenta a temperatura daquela área que já está sofrendo com altas temperaturas.



Causas das ilhas de calor


Existem várias causas que explicam a formação de ilha de calor nas cidades, como por exemplo.

• Poluição do Ar: com a interação das partículas de radiação e da poluição atmosférica, ocorre alterações no balanço de energia e radiação, e são associadas a criação das ilhas de calor. Isso acontece quando existe grande concentração de Co2 e metano na atmosfera.


• Fontes de Calor: emissões de calor e umidade associadas à queima de combustíveis fósseis e uso de ar condicionado, entre outras podem contribuir em muito para o maior aquecimento urbano.

• Redução das Áreas Verdes: a pequena parte de área vegetada em áreas fortemente urbanizadas diminui a extensão das superfícies de evaporação (lagos, rios) e de evapotranspiração (parques, bosques, jardins, bulevares). Assim, as atividades humanas alteram os microclimas urbanos e as condições de conforto ambiental das cidades. A impermeabilização dos solos devido à pavimentação e desvio da água por bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação e evapotranspiração urbana, diminuindo a  umidade do ar, podendo produzir então uma ilha de calor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário